CompoFoam
CompoFoam
Desenvolvimento tecnológico de compostos termoplásticos elastómeros expansíveis para produção de produtos de largo espetro em PET
Pretende-se assim desenvolver compostos inovadores com baixa densidade, custo competitivo e boas propriedades mecânicas, contrastando com os produtos comercializados no mercado. O projeto envolve igualmente a realização de ensaios e testes de validação dos compostos assim como dos protótipos produzidos à escala piloto.
Para realizar este projeto constituiu-se um consórcio com experiência e competências complementares, nomeadamente a empresa líder Componit e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP). Por último, este projeto contribuirá igualmente para a expansão do portfólio de produtos da Componit, o que permitirá promover o seu posicionamento no mercado.
Objetivos
1.
EXPANSÃO DAS MICROESFERAS TERMICAMENTE EXPANSÍVEIS DURANTE O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO
Extrusão de compostos com expansão inferior a 15%
2.
PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE TPU EXPANSÍVEIS COM ELEVADA RESISTÊNCIA À ABRASÃO
Desenvolvimento de um composto expandido com abrasão < 100 mm3
3.
PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE TPU EXPANSÍVEIS COM BAIXA DENSIDADE
Desenvolvimento de um composto expandido com densidade inferior a 9 % face à atual
4.
PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE SEBS EXPANSÍVEIS COM BAIXA DENSIDADE
Desenvolvimento de um composto expandido com densidade inferior a 30 % face à atual
Atividades
1.
Definição das especificações técnicas do material
2.
Investigação
laboratorial
3.
Construção de protótipos
4.
Testes e ensaios de validação em ambiente industrial
5.
Divulgação e promoção de
resultados
Resultados alcançados
Através do projeto Compofoam foi possível desenvolver compostos de base TPE, nomeadamente um TPU e um SEBS, com incorporação de microesferas termicamente expansíveis e de azodicarbonamidas através da tecnologia de composição por extrusão. Desta forma, a expansão das microesferas apenas se deu, essencialmente, durante o processo de produção (processamento por moldação por injeção neste caso), reduzindo de forma direta a quantidade necessária de expansores. Nos resultados obtidos foi possível verificar uma diminuição da densidade, um aumento da resistência à abrasão e de acordo com os resultados obtidos verificou-se que é possível incorporar os agentes de expansão nos TPEs sem que eles expandam no processo de extrusão.
Os resultados obtidos são altamente promissores, uma vez que se verificou uma diminuição da densidade dos compostos produzidos apenas no processo de expansão (somente no reprocessamento – moldação por injeção). Foram ainda materializados dois protótipos (solas de base fina e solas de base grossa) demonstradores da aplicação dos materiais expansíveis.
Para que, o protótipo apresentado seja colocado numa fase de lançamento para a área do calçado, a Componit terá ainda que efetuar alguns melhoramentos no que toca à resistência à abrasão das solas (produto final).
Ficha Técnica
Designação do projeto
CompoFoam - Desenvolvimento tecnológico de compostos termoplásticos elastómeros expansíveis para produção de produtos de largo espectro em PET
Código do projeto
POCI-01-0247-FEDER-033614
Objectivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Entidades beneficiárias
Componit Lda. | PIEP
Data de aprovação
22/05/2018
Data de Inicio
01/10/2018
Data de conclusão
30/09/2021
Custo total de elegível
638.691,90 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER
404.774,94 EUR
Entidades Beneficiárias
Cofinanciado por