Projetos Componit

StarchFire

shutterstock-558116419-bx

StarchFire

Desenvolvimento de retardante de chama através de fontes renováveis

Os retardantes de chama são aditivos utilizados nas formulações de uma vasta gama de plásticos, com inúmeras aplicações industriais, incluindo embalagens, construção, mobiliário, cablagem automóvel, entre outras.


Com as crescentes preocupações ao nível da segurança e eficiência dos compostos utilizados, a indústria da protecção ao fogo encontra-se actualmente num momento crítico. Sendo, os compostos halogenados os mais utilizados devido à sua elevada eficiência na redução da flamabilidade dos materiais poliméricos. No entanto, estes compostos apresentam graves problemas de toxicidade e persistem no meio ambiente.


O Starchfire tem assim como objectivo principal o desenvolvimento de um retardante de chama com base de amido, que possa ser usado à escala industrial de forma eficiente em formulações de PE para a produção de revestimento de cabos eléctricos. O novo retardante de chama desenvolvido não deverá ser tóxico, deve ser compatível com as estruturas dos polímeros utilizados nas formulações (PE), confira aos produtos uma elevada performance e que ao ser derivado de fontes renováveis diminua a pegada de CO2.


O consórcio deste projecto reúne uma vasta experiência de trabalho na área de síntese/modificação e caracterização de polímeros, desenvolvimento de formulações e processamento. Importa também salientar que existe um histórico de colaboração de sucesso entre a empresa líder Componit e a Universidade de Coimbra. Este projecto encaixa na perfeição na estratégia de inovação da empresa promotora, como também será decisivo para manter a competitividade da empresa, e garantir uma posição diferenciadora no mercado internacional.

Objetivos

1.

Desenvolvimento de um plastificante
para amido que seja ignífugo


2.

Hidrofobização do amido através de extrusão reactiva


3.


Preparação de formulações para o processamento de amido com diversos aditivos e os respectivos componentes industriais (PE e ajudantes de processo) para revestimento de cabos de PE


Atividades

1.

Especificações técnicas



2.

Investigação
laboratorial 


3.

Desenvolvimento de protótipos



4.

Validação da tecnologia à escala piloto


5.

Divulgação e promoção dos resultados 






Resultados alcançados

Os resultados altamente promissores do projeto StarchFire, foram concretizados no desenvolvimento dos protótipos que foram testados em demonstradores da aplicação na indústria de cabos elétricos e extrusão de filmes. O consórcio entende que estes protótipos ainda necessitam de novos desenvolvimentos nomeadamente no que respeita à otimização das melhores formulações obtidas utilizando o amido, e que permitirão: 1) atingir um valor de substituição total do trióxido de antimónio se a dispersão do amido melhorar dado que as propriedades mecânicas não serão afetadas pela adição do amido; 2) fazer o estudo de scale-up da produção do CPA; 3) adicionar novos aditivos à formulação que permitam melhorar os parâmetros FGI e FPI; 4) realizar um número mais elevado de ensaios em clientes para validação do produto e verificação da necessidade de mais ajuste na formulação.

Ficha Técnica

Designação do projeto

StarchFire - Desenvolvimento de retardante de chama através de fontes renováveis

Código do projeto

POCI-01-0247-FEDER-069481

Objectivo principal

Desenvolvimento de um novo retardante de chama de base amido que possa ser utilizado em formulações de Polietileno (PE) para a preparação de cabos eléctricos.

Entidades beneficiárias

Componit Lda.
Universidade de Coimbra

Data de aprovação

27/01/2021

Data de Inicio

01/01/2021

Data de conclusão

30/06/2023

Custo total de elegível

987.992,63

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER

638.339,29

Entidades Beneficiárias

202006190958599387
coimbra

Cofinanciado por

82-layers
12-layers
55-layers